7 de agosto de 2014

Ou Vai, Ou Racha - 4º Passeio de Motorizadas de M.Clube da Afeiteira (Vendas Novas)

Boas amigos!


Andava eu muito bem, pelos lados de Guimarães quando um amigo meu de Benavente me liga a dizer que no Fim-de-Semana iria acontecer o 4º Passeio de Motorizadas Antigas lá prós lados de Vendas Novas... Não me pareceu má ideia, até porque quantas mais vezes for passear, mais estradas e alternativas conheço! Falei com a "malta do bairro" que me disseram na 6ªF que até alinhavam em ir. Estava tudo a correr normal até que no Sábado à noite, durante a "nigth", eles disseram que não poderiam ir ao passeio. Acabei por desligar o despertador... Quando cheguei a casa pensei: "pah... mais vale ligar o despertador, se acordar vou, se não acordar não vou", até porque ameaçava chuva nos sites de meteorologia! E assim foi! Eram 6h 30m quando o despertador tocou e eu pus-me a caminho de Santo Estêvão, localidade vizinha de Benavente, onde me iria encontrar com o grupo de amigos do Ribatejo. À rotunda do Infantado, junto à entrada da AE lá nos juntamos e fomos juntos até ao destino: Afeiteira - Vendas Novas.


A dor de cabeça foi a minha companheira de viagem até ao local do encontro do passeio, mas passou bem ao levar com a frescura matinal, a passar por locais com vistas planas e contínuas... cada vez mais gosto destas zonas de Portugal! À chegada do local de concentração, voltar para tráz... faltava-me levantar dinheiro eheh consequências de quem vai 2 horas à cama.
Quando voltei, foi só tomar um cafézinho, cumprimentar a malta que já vou conhecendo e arrancar. 

O espaço era amplo, notava-se a presença de umas quantas motorizadas, mas não esperava que fossem as mais de 200 participantes que encheram a terra das bifanas com fumo! Grandiosa noticia dada pelos organizador a quando davam informações antes de partir. e lá arrancámos nós com um barulho tal, fumo imenso e velocidade controlada!
Este passeio ficou marcado pela sua durabilidade, chegou ao ponto de já ir sentado de lado na mota, já não tinha mais posições para estar... pranchado também não podia ir porque a estrada nem sempre estava em condições, sebem que dava para andar perfeitamente. Lindas eram as paisagens que nos acompanhavam no decorrer do percurso, aqueles campos verdes, os lagos que se viam junto à estrada, os muitos cavalos e as muitas vacas... O Alentejo no seu melhor! Após uns longos e duros 50 km lá nos fizeram a vontade de parar para comer uma "sandocha", tinha mesmo de acontecer porque até já vinha na reserva a uns bons quilómetros eheh Começámos por visitar a Companhia Agrícola da Barrosinha! Vejam as fotos que percebem logo do que se faz por lá...









"Temos fome!" "Queremos comer!" - diziam os participantes


A tertúlia começou com uns enormes e óptimos queijos que só provando é que percebem a qualidade deles.

O descanso das guerreiras, enquanto os donos enchiam o estômago

A merecida pausa dos "motões"

Foto de Grupo




De barriga cheia, já estávamos prontos para mais uns valentes 50km até ao almoço. Falava-se que o passeio teve mais de 100Km! Acredito nisso, tive imensa pena não ter levado as GoPro's num passeio com tanto participante! Não se pode repetir o que aconteceu, ou se vai ou não se vai! Mas enfim...  estávamos novamente esfomeados quando chegados ao local do almoço. Os meus parabéns aos cozinheiros e à organização, porque quem disser que comeu pouco e mal é mentiroso! Comi uma sopa super saborosa que não sabia o que era, mas que era bom era; porco no espeto mesmo no ponto certo, com um arroz de feijão, com jarros de cervejinha fresca para arrefecer a alma e o espírito, com sobremesas variadas e café... só ali já compensava o dinheiro da inscrição!




Como não levei máquinas, não filmei nem fotografei nada de especial... O meu OBRIGADO ESPECIAL ao Sr. Arlindo Mourato que disponibilizou as suas fotografias para me ajudar a realizar este artigo. Arlindo Mourato fotografou estas motorizadas, das quais gosto muito:






Não posso morrer sem ter uma destas, parabéns ao dono!

Gosto bastante deste modelo ;)

Raridades que vão vendo por aí


Isto sim, é um restauro completamente de origem

Pago uma rodada a quem ultrapassar esta máquina. Não é o meu estilo mas que andava bem, andava!

Pago uma rodada a quem ultrapassar esta máquina. Não é o meu estilo mas que andava bem, andava!

Após a refeição sucedeu-se à entrega dos prémios! O prémio de maior grupo foi ao qual eu me juntei, o de Santo Estêvão! Ia-mos mais de 20 a caminho de lá, aquelas sensações inexplicáveis de vigiar em grupo, entendem? São possíveis com eles! Parabéns a eles todos, que deixaram as festas da sua terra para ir a este passeio!


Agora fazendo as contas, ainda andei bem de mota neste dia. Fui de Lisboa, passei por Vila Franca de Xira, Porto Alto, Infantado, Vendas Novas, Alcácer do Sal, Vendas Novas... não sei que estradas usá-mos mas pela minha previsão do Google dá +/- nisto






Contas feitas, fui pedir boleia a quem já me a tinha oferecido eheh! Lá fui eu à socapa, escondido no meio das motas, na caixa de uma carrinha! Obrigado pela boleia malta :) Foi sem dúvida o momento do dia :P



E assim se passou mais um belo Domingo, mesmo tendo dormido apenas 2 pequenas horas!






Cumprimentos d'um Alfacinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.