28 de agosto de 2014

Aula de História sobre Rodas - Passeio na Arruda dos Vinhos

Boas malta! O Verão começa a ir embora aos bocados e já começam divulgar-se os últimos passeios do ano... : (
E no dia 10 de Agosto? Quem foi à Arruda dos Vinhos?
Olha juntei as folhas de inscrição do último passeio que organizei e combinei com a malta às 7h no mítico Café Central da Encarnação, cá em Lisboa! E à hora marcada lá estávamos nós, prontos a rolar até à terra da vinhaça eheh :) Mas ainda com paragem em Santo Antão do Tojal para apanhar malta de Camarate. Ainda juntei um grupinho de 8 motas para ir ao passeio.




Foi um passeio bonito, calmo, no monte e nas serras e com uma grande ligação à história local! Fizemos 2 paragens, isto se não contarmos com a bomba de gasolina (a terceira). O passeio foi por locais importantes da história das linhas de torres. "Linhas" que definiam o espaço de defesa da capital lisboeta das tropas de Napoleão, importante imperador francês, quando este queria conquistar a actual majestosa capital. Notável é a sua paisagem como também as ruínas que ainda sobrevivem nos locais por onde passámos.

Era aqui neste fosso que guardavam as munições

São bem visíveis as áreas onde ficavam os canhões, cujos defenderam a nossa Lisboa.
Actualmente sem guerras, o local está disponível para todos visitarmos!

Resta-nos observar estas paisagens e imaginar as tropas inimigas a virem lá ao fundo, cujas voltaram sempre para traz. Lisboa é portuguesa, graças a estas linhas que bem a defenderam : )



E foi aqui, neste importante local que fizemos a nossa primeira paragem. Apesar das abelhas que por lá andavam, foram as minis frescas e as maravilhosas bifanas que nos iam alegrando a meio da manhã.








E lá fomos nós até mais um ponto alto daquela terra, desta vez com uma foto da gente, e com um moinho em tamanho real recuperado!




Foi um passeio muito bonito, pouco cansativo, com história, económico e com uma grande paisagem. Valeu mesmo a pena. No fim juntá-mo-nos todos e fomos almoçar. Após o almoço fui ver as máquinas que por lá passaram.































Eles e Elas...




Obrigado à organização deste evento por este passeio. Gostámos imenso e foi o tipo de passeio que valeu a pena! Podem organizar mais e que todos tenham uma parte histórica destas. E aos vossos antepassados, o meu grande obrigado por terem defendido a capital! Se não fosse a grandeza da vossa terra, Lisboa teria sido invadida e agora seria um Avec.

Obrigado Arruda dos Vinhos, continuem a preservar a vossa importante história local !







A seguir ao almoço, passei ali em Bucelas como quem não quer a coisa e ZÁS! Vinhaça para a família ehehe!












Cumprimentos d'um Alfacinha


Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.