26 de agosto de 2014

As Pretas do Alto Minho

Boas! 
Estive de férias, como muita gente faz Agosto e fui lá prós lados do Norte, mais precisamente para Vila Nova de Cerveira, a Vila das Artes, cada vez mais visitada por jovens artistas, e não só, pela capacidade de enquadramento entre um ambiente de campo juntamente com as artes; e todo o tipo de artes! É na aldeia de Sopo que tenho lá os meus amigos de férias, aqueles que via apenas quando lá ia.... Eles foram nascidos e criados no campo, e eu, embora nascido e criado na Capital de Portugal, sempre tive uma enorme relação com a cultura do campo, até porque se não fosse esta terra nunca tinha tido esta Famel!

Hoje somos praticamente todos adultos e quase todos temos motas! Com o pouco tempo que tive ainda consegui arranjar um tempinho para conhecer duas de muitas motorizadas da aldeia: uma Famel Zundapp XF-21 e uma Sis Sachs V5 Lotus Special.




Famel Zundapp XF-21

Fábio Virgínia, já tem esta mota à muito tempo! Estava lá na garagem, mal andava até que quando a moda dos restauros chegou a esta aldeia, obrigou-o a tornar-se um homem e ir procurar trabalho para a poder restaurar. Com a ajuda do pai já é bastante notável a beldade que vai ser esta Famel mas as peças custam dinheiro e tal como qualquer pai diz a um filho: "se queres a mota restaurada vai trabalhar" e ele assim fez. Ainda falta alguma coisa para ficar a 100%, incluindo mesmo matricula e seguros. Mas com calma vai lá!
Deliciem-se com algumas fotos que tirei.












Sis Sachs V5 Lotus Special

Sou homem para dizer que se não tivesse uma XF-17 seria a mota que escolheria para mim! Sim... mesmo sabendo que isto tem motor Sachs eheh
O Vitor Postiço, jovem pouco mais velho que o Fábio já trabalha à mais tempo, sendo mais fácil para ele comprar e suportar os custos que estas motas nos dão. Tinha uma Sis Sachs V5 e conseguiu adquirir esta mota por menos de 1.100€, já restaurada, a andar, e ainda lhe foram  a casa! De facto um bom negócio, e a V5 encontra-se agora em casa de um amigo. Deste modo poupou dinheiro e tempo em vez de restaurar a V5 que já possuía!
Que máquina :)









E assim que lá volte a esta minha 2ª casa, tenciono visitar outras que por lá deitam fumo...
Obrigado ao Vitor Postiço e ao Fábio Virginia por terem ajudado a criar mais um artigo.



Cumprimentos d'um Alfacinha



Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.