20 de junho de 2014

Passeio pela Serrã da Lousã - Passeio de Motas do Olho Marinho e Alveite Pequeno (V.N.Poiares - Coimbra)

Foi em terras paternas que passei o 2º Fim-de-Semana do mês de Junho, mais precisamente em Vila Nova de Poiares e Lousã, municípios pertencentes à capital do conhecimento, cidade de Coimbra. Tendo em conta que a Alfacinha é uma Mota Clássica e não, apenas, uma motorizada, foi carregada para a carrinha de modo a preservá-la ao máximo.

Chegada à Lousã, na 6ªF, dia 13 de Junho, admirado fiquei quando vi lá duas vespas e 2 motorizadas na Pousada da Juventude da Lousã. No dia seguinte cruzei-me com os respectivos donos destas máquinas, com os quais meti conversa, perguntando inicialmente se estavam a ir ao Todos a Fátima. Ao que eles responderam de imeditato: "não, estamos só a passear por aí, um passeio de amigos sem destino", e vinham do Algarve.

Destak para o autocolante do Depósito

Um banco bem assumido

Destaco as linhas azuis junto às amarelas, ficam bem, a meu ver.

Uma scooter clássica

EFS laranjinha cuja andava muito bem :)

Depois lá partiram e deixaram-me o bichinho no estômago... A Alfacinha era para sair da carrinha apenas no Domingo para o passeio e eram 9 horas da manhã de Sábado, dia 14. Não resisti. Cheguei a carrinha à frente, pois estava encostada ao muro, tirei a mota, meti o capacete, vesti o colete e fui a Vila Nova de Poiares, cerca de 15 quilómetros mas numa estrada óptima, não cansa nada. Dei umas voltas na Vila, vi elementos da família, e voltei para almoçar. Deixando-a a descansar, já na Lousã.

Quando as vossas namoradas acordarem, mostrem-lhes logo uma Famel! É a melhor maneira de elas começarem o dia a sorrir.

Após almoço, peguei nas minhas meninas, a Alfacinha e na namorada, e lá fomos passear pela Lousã de Famel. Acabámos por passar em Piscinas Fluviais, a 3 ou 4 quilómetros do centro da Lousã. O rio descia pelos vales das serras e era ali que podiamos refrescar num ambiente lindo e tranquilo.

A mirar as "Cámones"

Lontrinhas, o Nadador Salvador da Piscina

No fim da Piscina, a água a mais formava esta linda cascata.

Apreciem o cenário e a paz do local. Naqueles dias abrasadores, não visitariam isto?

Os mais corajosos, podem mandar os seus saltos

Acabei por vir embora quando vi este simbolo, tudo o que gosto não era permitido: Animais, motas e comida!

Mais acima uma Capela, onde moradores da lousã podem casar-se.

Raios de Sol pela Serra da Lousã

Este é o Castelo e a Famel é a rainha!

Indicações locais.

Um passeio, onde era possível respirar ar puro, o ambiente era calmo e sereno. O Sábado estava a correr bem, mas ainda faltava um jantar de amigos, amigos que não os vejo tantas vezes como gostava devido à distância que têm à cidade majestosa de Lisboa. Nesse jantar de amigos, chamos-lhe o "Globos de Ouro", onde são atribuidos prémios a cada membro do grupo. Eu recebi o prémio do homem das "Zundapps", não é nenhuma taça mas é uma lembraça

No restaurante do jantar, estava exposto este cartaz

_________________________________________________________________________________

Domingo, dia 15 de Junho de 2014, acordar às cedinho para tomar uma buchazinha na Associação que organizava o passeio. A malta foi-se concentrando na Associação do Olho Marinho, freguesia pertencente a Vila Nova de Poiares. E por volta das 10 horas foi dado o inicio ao passeio. Fomos em direcção a Serpins e depois centro da Lousã, na Lousã apanhámos a EN para Cantanhede, a estrada que sobe a Serra da Lousã. Com vistas lindas, passando por aldeias de Xisto, com o sol a brilhar lá íamos desfilando pelas alturas. Almoçámos em Santo António das Neves, localidade muito alta onde muitas outras motas se juntaram a nós.

Capela de Santo António das Neves

O Sino onde todos podem tocar :)

A nossa cozinha selvagem

Tudo a comer

Sardinha Assada, associação de Benavente representada na Serra da Lousã. São quem organizou um passeio em Benavente a 6 de Abril.

Gil, o Cão-Motard! Com um lenço do Hard-Rock e tudo eheh

Eduardo, o Sr que anima Coimbra e tudo à volta
´
O convívio
A minha mãe, natural de Lisboa, a mostrar as suas raízes do Alto Minho

Fiquem com as participantes mais relevantes deste passeio

As fotografias ainda não foram editadas, brevemente estarão disponíveis outras melhores e identificadas!

E assim foi... um fim de semana diferente, nas alturas, com ar puro e amigos.

Para saber como foi no ano passado click aqui no link: