15 de fevereiro de 2014

Carta B dá para a motorizadas

Meus amigos, de ano para ano temos, quase sempre, novas regras no Código da Estrada, eu sou um jovem de 20 e poucos anos e os meus amigos de 18 possivelmente não tiraram mesmo código que eu, e estamos a falar numa diferença apenas de 3 anos. Para além de gostar de andar de mota, acho muito importante ter a carta de condução, 
obviamente que faz falta, as regras existem para que os condutores se entendam"
nas estradas, mas convém que as façam definitivamente, ao invés do que está aos nossos olhos, a constante alteração do código da estrada.

No fim de 2009 foi aprovada uma lei que dá permissão aos condutores de ligeiros conduzir motociclos até 125 cm3. Fiz, novamente, uma pesquisa sobre esta notícia e reparei  também em alguns comentários ao artigo.

No site da RTP: " esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que 
cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."



Sou  contra a esta nova lei que vai permitir qualquer pessoa comprar uma mota e ir para o meio da estrada sem noção nenhuma do que é conduzir uma mota e de outros factores característicos da condução da mesma. Vi pessoas em comentários de protesto a este artigo, reclamarem o facto de ter que esperar até aos 25 anos para poder conduzir motas! Pergunto o porquê visto que embora possuam a Carta de Ligeiros à 
mais de 3 anos, mesmo sendo adultos, mesmo sabendo o código e entre outros, não têm noção nenhuma da realidade de condução de uma mota. Certamente alguns concordarão comigo quando digo que estes comentários, possivelmente, vêm de pessoas que querem andar de mota porque podem passar no meio dos carros, o que não é propriamente mentira mas não é tudo o que precisam de saber. Sinceramente os 25 anos de idade não é o mais preocupante, mas sim o facto de, do nada, sem noção nenhuma e sem aulas práticas, pegar numa mota e seguir estrada fora. Todos dizem saber que existem apenas 2 rodas e que o air-bag é o corpo, entre outras coisas mas esquecem-se que a condução não é igual.

É claro que as estradas só com motas ficam logo mais belas, que há outro companheirismo entre os motociclistas (ao invés dos condutores de ligeiros que muitos têm falta de civismo), que se polui menos, que é mais económico mas tal como o carro, a mota também tem a sua essência, assim como o camião, o 
tractor, como veículo outro qualquer....
Na minha opinião acho que deveria ser obrigatório tirar umas aulas práticas de condução de mota com qualquer idade. Assim deste modo podem conduzir com noção, já com alguma prática,  acaba por ser um investimento responsável a longo prazo e desde modo consegue-se chegar aos objectivos da ACAP. E por conseguinte, quem sabe se não acabaria por dar mais 
emprego a alguns instrutores actualmente desempregados.





Fontes:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1334201
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=270846&tm=6&layout=121&visual=49
http://www.motos125cc.org/nova-lei-permite-conduzir-motos-125cc/
http://economico.sapo.pt/noticias/condutores-de-ligeiros-ja-podem-andar-de-mota_67411.html

Cumprimentos d'um Alfacinha
https://www.facebook.com/xf17alfacinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.