Deixo-vos aqui copiado o que vem escrito sobre estas duas motorizadas.
FAMEL XF-17 - Popularidade Justificada
"Fundada ainda nos anos 50, a FAMEL começou por produzir motociclos equipados com os motores disponíveis no mercado, em particular os alemães da Ilo e os motores portugueses da Pachancho.
Tentou ainda negociar a produção sob licença de um micro carro alemão. Porém no inicio dos anos 60, reciclando a experiência da Casal, a FAMEL estabelece um contracto com a Zundapp e passa a produzir esses motores sob licença, num acordo que durará até ao final da empresa, durante a década de 90, a FAMEL, produzir também muitos modelos característicos, como a Periquito, a Foguete ou a Mirage-74, por exemplo, mas a mais emblemática foi a XF-17 cuja estética foi inspirada na Suzuki Stringer."
"Uma deslocação profissional a uma feira industrial na Alemanha fez com que João Casal mudasse de vida e se decidisse a produzir motociclos em Aveiro, equipados com motor Zundapp. A sua intuição empresarial, contudo, determinou que a sua empresa passasse a produzir motores, não se limitando assim a comprá-los já produzidos. Os motores Casal passaram, assim, a equipar as motos Casal, e a marca expandiu-se com grande fulgor no mercado nacional, beneficiando de uma procura crescente dadas as facilidades em obter licenças de condução de ciclomotores, que constituíam veículos essenciais da mobilidade de uma estranho muito alargado da população. Modelos como a Boss ou a Carina, entre outros, tornaram-se populares em Portugal."
Vinha ainda no mesmo folheto:
ALMA QUIMERA - Mobilidade Minimalista
"A seguir à II Guerra Mundial, um português de grande nível, Manuel Barros Almeida desenhou e construiu um pequeno motor mono-cilíndrico a dois tempos, cuja virtude era a sua fácil aplicação aos quadros de simples bicicletas, tornando-as assim veículos com maior autonomia. Esta ideia seria em tudo idêntica aquela que nasceu em Itália e que estaria na base do grande sucesso que construiu a Ducati Cucciolo, cujas vendas no total superaram as 200 mil unidades.
Em Dezembro de 1949 era instituída em Portugal a lei dos ciclomotores, e assim os pequenos construtores portugueses como a Alma puderam desenvolver a sua oferta, tornando os seus modelos crescentemente mais cómodos e atractivos. A Quimera foi o ciclomotor mais representativo deste construtor."
CINAL PACHANCHO SERRA - Destinada às massas
"António Peixoto é um dos vários génios empresariais que passaram ao lado do reconhecimento público. Fascinado pelo motor Italiano Cucciolo, desenhou o seu próprio motor de 50 cc, a dois tempos, e aplicou-o com sucesso aos quadros das bicicletas Vilar. Mais tarde, com o desenvolvimento consistente das suas instalações industriais, Peixoto estabelece com a CINAL, uma empresa industrial do porto, um acordo para o fornecimento dos seus motores, nascendo então os ciclomotores CINAL-PACHANCHO, cuja frase publicitária era o "Ciclomotor que tem orgulho em ser português". Os modelos mais conhecidos desta marca eram dados pelos nomes de cordilheiras famosas como o Everest, o Himalaia, o Atlas ou a Pachancho Serra."
E é assim, que o mundo das motorizadas vai crescendo, com estas pequenas informações gratuitas, que aos poucos e poucos vão aparecendo. Não coleccionei os Posters mas se vir algo mais sobre motorizadas mais faladas publico.
Sabe mais sobre esta colecção aqui:
http://www.record.xl.pt/promocoes/interior.aspx?content_id=872459
http://cofinamedia.webtags.pt/mitosSobreRodas/#.U0xM_PldXas
Cumprimentos d'um Alfacinha
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