28 de abril de 2014

Uma aventura em Serro Ventoso - 1º Passeio de Motas Clássicas em Serro Ventoso (Porto de Mós)

Ora Boas!
Depois de ter divulgado o 1º Passeio de Motas Clássicas de Serro Ventoso, fui cuscar onde era e o caminho para lá... ao inicio achei-o um pouco longe, que não deixa de o ser... mas nunca fui muito de passear para aqueles lados... Serra D'Aire e Candeeiros... o que me puxou bastante para participar. Falei com o amigo da Sym Wolf e lá fomos com mais um companheiro. Arrancámos de Lisboa por volta das 7h da manhã, com mais de 100km para fazer, arranquei com a Zundapp na carrinha... convém estimá-la pois dia 3 e 4 de Maio estará em exposição em Corroios. Como já vai sendo normal, assim que passámos as portagens de Alverca começa a cair aquela chuva molha parvos mas não  voltámos para traz com a esperança de que parasse. Entretanto acabámos por sair em Santarém pois ela parecia não acalmar para o meu amigo que viaja na mota não se molhar pois tinha-se esquecido das calças impermeáveis. De nada valeu pois já ia todo molhado eheh

Chegámos a Serro Ventoso, Freguesia que pertence a Porto de Mós, a horas... a horas mas todo encharcado o pobre do rapaz... Fui logo reconhecido, "és o rapaz da "XF-17 ALFACINHA" - perguntavam alguns... e eu satisfeito por já conhecerem este projecto e todo babado por tal dizia que sim e lá começou o momento de tertúlia, cujo não durou muito pois o organizador disseram-nos que o evento tinha sido adiado para o dia a seguir... Aqui começámos a fazer as contas, já com dinheiro gasto nas viagens, motas atestadas e com tudo pronto para passear por Serras fora... Foi nesse momento que ficámos surpreendidos com o convite de lá passarmos a noite ao qual inicialmente respondemos que não pois não fazíamos ideia onde dormir e se as motas ficariam seguras. Mas conversa puxa conversa e comecei a ver que a malta era verdadeira e simpática e por lá ficámos... Só nos riamos entre nós, nem acreditávamos que estávamos longe de casa, sem roupa, sem comida, sem carregadores de telemóvel, nada mesmo, e sem amizades... De repente tudo mudou!
Levaram-nos a uns senhores que pertenciam à organização do evento cujos tinham um anexo no seu terreno, do nada vimos-nos com uma mini-vivenda com todas as condições, mais até do que estávamos a espera e do nada secaram a roupa, trouxeram-nos almoço, fizeram-nos as camas, trouxeram-nos toalhas e champôs para tomarmos banho e nós nem sabíamos que era possível isto acontecer, com gente tão simpática e humilde, queríamos agradecer embora sentíssemos que um "obrigado" não chegava, tínhamos de agradecer de algum modo que acabámos por oferecer umas lembranças meio improvisadas aos donos da casa.

Depois de nos adaptar-mo-nos à casa, faltava adaptar-mo-nos à aldeia.... Arrancámos até uma tasquinha tomar um café para acordar para a realidade e fomos até ao centro da Vila de Porto de Mós onde conhecemos o Castelo e a sua vista pelo centro local, embora com chuva, não deixava de ser e ter uma vista bonita... o castelo atraz de mim, lá em baixo o centro histórico, ao fundo as serras com as pontas tapadas com núvens :)
De seguida fomos ao Espaço Jovem lá no centro da vila para informar pela página do Facebook que o passeio tinha sido adiado e voltámos à aldeia pois tínhamos ouvido falar uma associação de jovens lá para Serro Ventoso. Eram 4h da tarde quando se ingeriu as primeiras minis para o estômago... só sei que saímos de lá à meia noite para ir a um baile mais uns 20jovens. Foi uma tertúlia fantástica durante a tarde e a noite e quando dei por mim estávamos sentados em roda a pagar minis a uns aos outros como se fossemos amigos aos anos, a conhecermos-nos uns aos outros, a partilhar histórias, a falar motas, etc mas com um espírito diferente, sentia-mo-nos como se fossemos de lá... Acabámos num Baile onde a música Kizomba reinava por completo aquele local, era em São Bento, uma freguesia vizinha.



Dia 27, 8h da manhã, com Sol a brilhar pelas serras...
"ACORDEEEM!" dizia eu aos meus amigos com toda a pressa que andar de mota, com aquela ansiedade de ver a malta da noite passada, com o desejo de conhecer as serras e de filmar o passeio... No final de contas tivemos de esperar até as 10h30m para iniciar o passeio, não podíamos arrancar pois a concentração estava a ser num pátio junto a uma igreja onde decorria naquele momento uma missa. eheh

E depois lá fomos nós, com um arranque cheio de fumo, com dezenas e dezenas de motas subimos serras, passamos por aldeias vizinhas onde vinha tudo ver-nos passar, vimos vistas lindas, ovelhas, cabras... algo muito bom! Eu sabia que ia ser um passeio pelas serras, mas aquelas vistas valeram mesmo a pena o passeio! Como normal fez-se uma pausa para a bucha matinal num parque de lazer muito simpático. Fiquem atentos ao Canal do Youtube porque brevemente estará disponível o video do passeio!



Vêm aí grandes imagens


Há quem aproveite o cesto para colocar a matrícula



















A mais ferrugenta não morreu!








Não são Zundapps... Se é que me entendem





Até o carocha divulgou o evento que estou a organizar!

Nome do Grupo de amigos de Serro Ventoso e não só que se encontravam e encontram para ir para o monte passear com as suas motas


Depois de um passeio com aproximadamente 60 km fomos ao Almoço: Porco no Espeto e outras iguarias regionais! Deliciem-se pelas fotos, fome ali ninguém passava eheh :)
Houve mesmo quem aproveitá-se para divulgar os seus passeios, incluindo eu.




E assim foi... algo que seria um dia normal, onde acordávamos, íamos a um passeio e voltávamos para casa acabou por ser um Fim-de-Semana completamente diferente.
Depois disto, quero lá voltar ou pelo menos voltar a ver aquela gente.. adorei a terra e o seu espírito de aldeão fora do normal. Penso vê-los em Junho, no passeio de São Silvestre, terra vizinha, cujo cartaz está divulgado aqui no Blog. Tenho essa esperança de lhes voltar a pagar uma rodada de "Água de Vialonga" eheh
Agradeço novamente à Organização e aos senhores da Casa do Fundo do Coração por tudo, foram incríveis e acreditem que vou falar muito bem da vossa terra aqui pela Capital e onde for!
Um grande abraço à Juventude de Serro Ventoso, levo boas recordações e guardarei tudo na memória!

Para o próximo Fim-de-Semana, passem por Corroios, a XF-17 ALFACINHA estará em exposição os dois dias. O cartaz é este aqui por baixo.
Mais uma vez, OBRIGADO SERRO VENTOSO




Cumprimentos d'um Alfacinha

1 comentário:

  1. Obrigado pelo artigo.. E bom saber que gostaram do passeio e da terrinha.. Voltem sempre :)

    ResponderEliminar

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.