27 de janeiro de 2014

O início de uma paixão

Embora alfacinha puro, tive a sorte de nascer com raízes no Norte do País, dos lados maternos, mais precisamente em Vila Nova de Cerveira, para os lados de Viana do Castelo. 
Nessa terra passei parte da minha infância e adolescência, onde as roupas rasgadas, as mãos sujas, os pneus de bicicletas furados, o ir tocar a campainha a perguntar pelo amigo, o ir jogar matraquilhos para o tasco, o ir fazer caminhadas pela serra, para além de serem traição, acho que é parte da diferença entre uma infância de cidade de uma infância do campo (isto em termos populares, claro).
Lembro-me que o melhor das minhas férias de verão, era quando ia para esta maravilhosa terra, onde os cães, galinhas, motos 4, motorizadas, a sirene da padeira, o sino da igreja, os bailaricos, o nascer do sol que vem do outro lado da serra, as idas às piscinas, enchiam os dias de alegria naquela aldeia.

Tinha um vizinho com uma mini-mota e recordo-me o quanto o invejava, porque apesar de ser mais velho do que ele, foi aquilo que eu sempre quis experimentar: andar de mota. Tive de ouvir muitos "nãos" e de ter paciência... parecia que nestas alturas os meus pais queriam-me dar uma "educação à cidade", quando eles viam nos meus olhos que o que queria era cair vezes sem conta até aprender... e de certa forma assim foi, quando do nada o meu pai aparece-me com a minha XF-17 em casa, comprada a um velhote lá da aldeia, que embora andasse, não se encontrava nas melhores condições. 
Naquele momento só queria que os meus pais saíssem de casa para poder experimentá-la às escondidas... A única coisa que sabia era que para ligar precisava de uma chave e "dar ao pé". Tanto esperei que, num sábado a família deslocou-se para a feira; Finalmente consegui ficar só eu e ela, a zundapp, em casa.
Corri para a garagem e lá comecei a experimentá-la: cheguei à conclusão que havia um botão que abria e fechava a gasolina, que um "pedal" travava a roda de traz e que "um travão do lado direito" travava a roda da frente e que por consequente, aquilo que ouvia falar, a embraiagem seria o "travão do lado esquerdo". Tinha ouvido falar que "a primeira era para baixo e as outras para cima" e assim, com todas estas conclusões e já com a mota ligada, vim para o terraço com ela e mandei a minha primeira queda devido à velocidade com que larguei a embraiagem eheh
Experimentei largá-la mais devagar, sentia quando a mota pedia uma mudança mais alta e lá me ia safando com algumas quedas pelo meio. A hora do almoço aproximou-se e fui todo "gingão" guardá-la de novo na garagem, tal como o meu pai a tinha deixado.
Após alguns dias, já com a mania que percebia do assunto, mesmo com gente em casa voltei a pegar na mota e andar com ela no meio do quintal. O meu pai disse-me: "isso é para andar devagar" e eu especialista da matéria e lá fui contra uma parede... momentos de adolescente e ainda bem que se sucederam visto que fizeram com que os meus pais me deixassem tirar a carta de mota aos 16 anos: ainda hoje me lembro da Yamaha Virago 125, e de o quanto noite diferença em conduzir uma 125 numa cidade e uma 50 no campo. E assim foi nascendo a paixão... aos poucos, já com carta, comecei a pesquisar mais informações sobre motas, as velocidades que podem atingir, as maluqueiras que se vivem em passeios e concentrações, entre outras situações.

Acho que não nasceu comigo mas que foi uma paixão que foi crescendo com o tempo.
Hoje aos 22 anos já andei muito de mota, tanto no campo, como na cidade, já conduzi 125's, 50's, mini motas, já andei em Harley's e com emprego estável, dentro do possível, decidi gastar alguma parte das minhas poupanças e restaurar aquela mota, onde aprendi a conduzir sozinho, na casa do meu avô.
Nos dias de hoje, não me perguntem como é ser apaixonado por clássicos, porque não sei explicar, é algo que se vai vivendo.


A minha Zundapp XF-17 no Passeio de Motas Antigas de Olho Marinho e Alveite Pequeno, Vila Nova de Poiares, Coimbra (terra paternal). Nesta altura ainda não tinha sido restaurada, apenas tinha levado umas pequenas alterações, no carburador, pneus, e cabos dos travões, entre outros, para que estivesse minimamente estável para andar digamos.

Cumprimentos d'um Lisboeta.

7 comentários:

  1. Parabens pelo blog! Força continua
    E boas acelaradelas!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já o meu obrigado. O blog ainda está no início mas com o tempo espero poder partilhar imensas coisas aqui. Vou dar uma espreitadela também no seu Blog.
      Esteja a vontade para espreitar o meu ;)

      Eliminar
  2. http://confersilamil.blogspot.pt/?m=1
    Ja agora deixo aqui o meu link!! Para quem quizer dar uma vista de olhos.

    ResponderEliminar
  3. Essa velhinha é para ser bem tratada não é para andar em correrias nem para fazer cavalinhos que no tempo dela não se usava lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim será Jorge. O primeiro pendura, desde que ela foi restaurada, foi o Ricardo.

      Eliminar
  4. Desde já os meus parabéns pelo blog, muito bem elaborado em tempo recorde.
    Quanto ao post está muito bem conseguido, e mostra na perfeição as diferenças da vida de um jovem do campo e da cidade, para mim que nasci, cresci, vivi e ainda vivo no campo muitas dessas sensações recordo-as dessa mesma maneira, com uma enorme nostalgia e alguma magia também.
    Quanto ao tema do blog, posso dizer que não sou um apaixonado pelas motas, mas na minha aldeia o putos da minha idade todos tinham motos Zundap e Casal Boss, era vê-los aos fins de semana a irem para os bailes ou matines em grupos, também tive as minhas experiências de moto, na 1ª vez que andei com a moto de um colega meu fui logo contra o muro, nada de grave mas nunca mais peguei em nenhuma, sempre tive muito respeito pelos motociclistas e penso que são bastante corajosos pois o para-choques é o corpo.
    Bem, não me vou alongar mais na conversa, como teu «pai» apenas te deixo um alerta, juizo nessa cabeça pá!!!
    Um abraço e bons passeios seu Alfacinha

    ResponderEliminar
  5. o nosso corpo ser o para-choques é que nos dá a adrenalina de andar de mota, mas sempre com moderação. Há quem prefira as competições de velocidade, eu gosto de andar devagarinho por uma Nacional e presenciar alguns convívios, onde as ideias e conhecimentos são partilhados entre grupos e desconhecidos. Mesmo sendo o "fórró" importante, tem de se ter cuidadinho com as motas.
    Mas é um gosto que herdei do meu pai e torná-lo tradição é um prazer, e tu, certamente como pai, gostas de ver o teu filho a seguir os mesmos caminhos que tu.
    Abraço

    ResponderEliminar

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.