25 de fevereiro de 2014

Passeio da Vingança - Almeirim

Depois de ter sido enganado por todos os sites de meteorologia, que praticamente me obrigaram a alterar a data de um passeio ao Cabo Espichel, tive de fazer vingança... qual não foi o meu espanto quando domingo de manhã vejo uma manhã de Sol e o céu sem nuvens. Peguei logo na motorizada e segui caminho sem destino com mais o meu amigo da Sym.
Atestámos e arrancámos sem destino, lá fomos "à balda"... acabámos por passar Portela, Sacavém, Bobadela, São João da Talha, Santa Iria, acabando por fazer a primeira paragem em Alverca para tomar um cafézinho matinal :)



Depois do café lá seguimos novamente estrada nacional fora... Uma pessoa tinha-me falado de que havia uma boa e comprida recta a seguir à ponte de Vila Franca de Xira e decidimos ir lá vê-la.
Era, de facto, uma longa recta, conhecida como a "recta do cabo" com uns bons quilómetro com espaço para acelerar e até mesmo para se sentir a força do vento quando os camiões passavam por nós no sentido contrario, pareciam "chapadas".
Com muito cuidado lá seguimos e no fim da recta entrámos em Porto-Alvo, aonde à 1ª rotunda virámos a esquerda e passamos por Samora Correia e Benavente. Eram aproximadamente 11 horas da manhã quando parámos após a Benavente, num parque de merendas.




A hora de almoço estava a aproximar-se e começá-mos a pensar onde haveríamos de ir almoçar... já que estávamos numa de passar o dia sobre duas rodas, decidimos ir até Almeirim, já que tínhamos visto umas placas parecia mais perto.
Seguimos viagem passando por Muge, Benfica do Ribatejo, Salvaterra de Magos e lá chegámos ao nosso destino já com alguma fome. Encontrá-mos para um tasco simpático com esplanada para aproveitar o Sol e lá  fomos nós matar a fome.




Com o estômago cheio custou sair da esplanada mas lá fomos nós de volta a casa, Lisboa era o próximo destino. Já com a presa de chegar ao cativeiro parámos menos vezes, o que tornou o regresso mais rápido, embora já com mais transito.
Chegando a Lisboa fomos ao nosso tasco habitual "picar o ponto" e descansar as costas no nosso muito querido Café Central do Bairro da Encarnação.




Foi mais um passeio feito de repente, completamente sem destino, de facto as coisas a quando improvisadas têm outro valor e sem dar conta fez-se uns 180km (ida e volta). Correu tudo bem, sem acidentes nem outros problemas maiores.

Relembro que o passeio ao Cabo Espichel mantêm-se combinado para dia 9 de Março e quem quiser tem total disponibilidade para se juntar, os pormenores estão todos aqui:
http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/passeio-ao-cabo-espichel-dia-23fevereiro.html

Deixo-vos o vídeo do passeio aqui, se gostarem partilhem com os vossos amigos e para a próxima juntem-se. Eu vou avisando de passeios improvisados pela minha página do facebook em: www.facebook.com/xf17alfacinha

Digo-vos já que este próximo domingo possivelmente irei ter com malta de benedita, os forasteiro, quem quiser ir lá trocar ideias, conversar, comer e passar um bom tempo que se junte a mim.



Música: Viralata - Famel

Participantes do Passeio:


Famel Zundapp XF-17





Sym Wolf








Cumprimentos d'um Alfacinha

















19 de fevereiro de 2014

NOVA DATA: Passeio ao Cabo Espichel - 9 de MARÇO

É com muita pena minha que terei que tomar esta atitude de ALTERAR O PASSEIO para dia 9 de Março.
Como todos sabem, este ano a chuva não está a dar tréguas, nem a quem é apaixonado por motorizadas... Enfim... : (

É previsto um dia com aguaceiros tanto para a zona de Lisboa como para a zona de Sesimbra como podem ver nas imagens abaixo. Por mais que me custe é assim que deve de ser, andei a espera deste fim-de-semana tanto tempo para agora ter de alterar, mas mais vale assim do que arriscar e haverem acidentes.

Previsão de Aguaceiros para zona de Lisboa para dia 23. Causa do adiamento

Previsão de Aguaceiros para zona de Sesimbra para dia 23. Causa do adiamento

Repito que o passeio É ADIADO, não cancelado.

Todos os outros detalhes como horários, local de concentração, etc mantêm-se e podem ser vistos em:
 http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/passeio-ao-cabo-espichel-dia-23fevereiro.html

Conto com todos aqueles que iam no dia 23 para dia 9 DE MARÇO!
Se conhecesses alguém que vinha ao passeio informa-o desta situação.



Pedindo mais uma vez desculpa pelo incómodo,

Cumprimentos d'um Alfacinha


18 de fevereiro de 2014

Eu tenho 2 amores!

É caso para dizer: "afinal havia outra...." na Garagem lá da terrinha.
Apresento-vos a minha Gilera Dna 50cc, amarelinha com caixa de velocidades automática.
É um modelo que não é muito visto pelo país mas é uma mota bastante estável durante a sua condução e o seu aspecto forte ilude bastante: muitos quando a vêm ao longe parece que vem lá um motão, mas quando lhe passa à frente até ficam parvos com o seu barulho... afinal é um mótão com motor de scooter eheh
O seu motor de origem dá apenas até ao 90 km/h, podendo dar um bocadinho mais numa boa descida, mas dificilmente ultrapassa os 100 km/h. O seu depósito leva 9 Litros e deve dar para fazer uns 200 e alguns quilómetros.



Foto tirada em: Serra de São João D'arga, Caminha no Verão de 2011



Maior susto com ela foi um ligeiro curto circuito onde começou a arder, a sua manutenção e revisão nunca foi grande coisa devido a estar na santa terrinha, o que permite que os ratos roam os cabos com tempo e à vontade, mesmo ela estando tapada com uma capa. Ela neste momento aguarda que eu lá vá para arranjar os cabos da gasolina que foram ruídos, possibilitando a perda de gasolina, e mais tarde vir para Lisboa para me facilitar a passagem na Ponte 25 de Abril e na Ponte Vasco da Gama, principalmente no Verão para ir às praias da Costa da Caparica :)



Foto tirada em: Serra de São João D'arga, Caminha no Verão de 2011

Este modelo foi muito pouco vendido em Portugal, portanto quem tem uma acho que dificilmente se desfaz dela, possivelmente daqui a uns bons anos seja uma peça rara! Atitude que também irei tomar.

E assim apresento a minha outra motorizada com aspecto de mótão : )
Brevemente também a rolar na capital.


Não se esqueçam que no dia 9 de Março é o PASSEIO AO CABO ESPICHEL
Estejam a vontade para se juntarem ;)
Detalhes em:
http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/passeio-ao-cabo-espichel-dia-23fevereiro.html

http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/nova-data-passeio-ao-cabo-espichel-9-de.html




Cumprimentos d'um Alfacinha

16 de fevereiro de 2014

Ida à Sagres

A saudade do Sol era tanta que inventei um destino para dar umas acelaradelas à presa... e foi deste modo que fui parar à Central da Cerveja Sagres,  situada à saída de Vialonga antes de entrar em Alverca. Central bastante conhecida para quem costuma passar na A1, junto à zona das Portagens, ou na Estrada Alfarrobeira, lado oposto à Estrada Nacional 10.

A motorizada arrancou no Café Central no Bairro da Encarnação, Lisboa. Entrei na Estrada Nacional 10 à entrada de Sacavém e segui sempre em frente passando também pelo Rio Trancão, Bobadela, São João da Talha e virei à esquerda onde atravessei Santa Iria,. Já do outro lado depois de passar por debaixo da A1, entrei na Estrada Nacional 115-5 que após passar a zona de Granja virei à direita seguindo a Estrada Municipal que atravessa Vialonga toda onde mais à frente se vai encontrar esta enorme central.

Partilho umas fotos da XF-17 Alfacinha em frente às ditas instalações.










E assim foi mais um mini-passeio para desanuviar a cabeça e para matar a saudade de conduzir a minha menina, foram apenas uns simpáticos 40 e poucos quilómetros, nada de especial. Foi um passeio que fiz sozinho, porque os meus parceiros não tiveram disponibilidade para vir comigo e como tal a câmara de filmar não veio, daí apenas a existência de fotos. Espero que dias de sol como estiveram hoje apareçam mais vezes, visto que adoro acordar, abrir os estores e para além de ver céu limpo, ver também que a estrada está seca! E sem mais tempo a perder é comer uma bucha e "zimbora" estrada fora.



Não se esqueçam que no dia é o Passeio ao Cabo Espichel.
Estejam à vontade para se juntarem ;)
Detalhes em:
http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/passeio-ao-cabo-espichel-dia-23fevereiro.html

http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/nova-data-passeio-ao-cabo-espichel-9-de.html




Cumprimentos d'um Alfacinha

Cartão de Visita




15 de fevereiro de 2014

Carta B dá para a motorizadas

Meus amigos, de ano para ano temos, quase sempre, novas regras no Código da Estrada, eu sou um jovem de 20 e poucos anos e os meus amigos de 18 possivelmente não tiraram mesmo código que eu, e estamos a falar numa diferença apenas de 3 anos. Para além de gostar de andar de mota, acho muito importante ter a carta de condução, 
obviamente que faz falta, as regras existem para que os condutores se entendam"
nas estradas, mas convém que as façam definitivamente, ao invés do que está aos nossos olhos, a constante alteração do código da estrada.

No fim de 2009 foi aprovada uma lei que dá permissão aos condutores de ligeiros conduzir motociclos até 125 cm3. Fiz, novamente, uma pesquisa sobre esta notícia e reparei  também em alguns comentários ao artigo.

No site da RTP: " esta alteração aplica-se a "todos os titulares de carta B que 
cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."



Sou  contra a esta nova lei que vai permitir qualquer pessoa comprar uma mota e ir para o meio da estrada sem noção nenhuma do que é conduzir uma mota e de outros factores característicos da condução da mesma. Vi pessoas em comentários de protesto a este artigo, reclamarem o facto de ter que esperar até aos 25 anos para poder conduzir motas! Pergunto o porquê visto que embora possuam a Carta de Ligeiros à 
mais de 3 anos, mesmo sendo adultos, mesmo sabendo o código e entre outros, não têm noção nenhuma da realidade de condução de uma mota. Certamente alguns concordarão comigo quando digo que estes comentários, possivelmente, vêm de pessoas que querem andar de mota porque podem passar no meio dos carros, o que não é propriamente mentira mas não é tudo o que precisam de saber. Sinceramente os 25 anos de idade não é o mais preocupante, mas sim o facto de, do nada, sem noção nenhuma e sem aulas práticas, pegar numa mota e seguir estrada fora. Todos dizem saber que existem apenas 2 rodas e que o air-bag é o corpo, entre outras coisas mas esquecem-se que a condução não é igual.

É claro que as estradas só com motas ficam logo mais belas, que há outro companheirismo entre os motociclistas (ao invés dos condutores de ligeiros que muitos têm falta de civismo), que se polui menos, que é mais económico mas tal como o carro, a mota também tem a sua essência, assim como o camião, o 
tractor, como veículo outro qualquer....
Na minha opinião acho que deveria ser obrigatório tirar umas aulas práticas de condução de mota com qualquer idade. Assim deste modo podem conduzir com noção, já com alguma prática,  acaba por ser um investimento responsável a longo prazo e desde modo consegue-se chegar aos objectivos da ACAP. E por conseguinte, quem sabe se não acabaria por dar mais 
emprego a alguns instrutores actualmente desempregados.





Fontes:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1334201
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=270846&tm=6&layout=121&visual=49
http://www.motos125cc.org/nova-lei-permite-conduzir-motos-125cc/
http://economico.sapo.pt/noticias/condutores-de-ligeiros-ja-podem-andar-de-mota_67411.html

Cumprimentos d'um Alfacinha
https://www.facebook.com/xf17alfacinha

12 de fevereiro de 2014

Vira Lata - Famel & Passeio de Benavente

Certamente, alguns de vós já conhecem este "hit" Nacional, da banda Vira lata, uma banda de Punk Rock made in Portugal
Partilho convosco uma música de um dos estilos que aprecio ouvir, d'uma banda nacional e que canta "na língua de Camões" e reparei que eles falam da minha mota porque dizem: "Fod*-** A Mota É Linda. eheh :)

Certamente que esta musica aparecerá no próximo passeio relativo ao Passeio ao Cabo Espichel, dia 23/Fev.
(sabe mais em: http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/passeio-ao-cabo-espichel-dia-23fevereiro.html)


Deixo-vos então aqui a musica em baixo para vocês ouvirem.
Quando é que alguém os mete a tocar num passeio de motorizadas? Só para a fanfarra :) 
Fica a sugestão!





Quem vai a este passeio em Benavente?
Em principio vou, alguém de Lisboa e/ou arredores quer-se juntar para irmos todos juntos?
É em 6 de Abril mas deve-se combinar sempre com antecedência.


Desde já vos informo também que posso divulgar eventos que sejam tanto em Lisboa como nos seus arredores, tudo gratuito e sempre com amor à camisola.

Cumprimentos d'um Alfacinha 

6 de fevereiro de 2014

Passeio ao Cabo Espichel dia 23/Fevereiro.

É muita pena minha que vos tenho a informar que o Passeio ao Cabo Espichel TERÁ DE SER ADIADO para o Domingo, 9 de Março!
Todos os outros detalhes se mantêm! 
Esta alteração deve-se ao facto de a chuva não largar.

Lamento o incómodo e conto convosco para dia 9!

DOMINGO 9 DE MARÇO
http://xf17alfacinha.blogspot.pt/2014/02/nova-data-passeio-ao-cabo-espichel-9-de.html


2º Passeio "Só porque sim"

Bem... agora com a mota restaurada, está visto que não quero mais nada p'ra além de andar de mota.
Vou dar mais um grande passeio, e quem quiser pode-se juntar desde o início, como pelo caminho.

Vou partir do mesmo Local donde parti quando fui ao Guincho, num café de Bairro junto à zona onde eu vivo. Que local melhor do que um café cujo patrão adora motas?


Origem: Café Central - Bairro da Encarnação (Olivais Norte)

Praça Norte 9-B, Lisboa -1800-281 LISBOA

1ª Etapa: Belém
Em Belém irei apanhar o Ferry-Boat com destino à Trafaria. Aos que se quiserem juntar, deixo-vos mais abaixo no post os preços do mesmo.
Este percurso demorará aproximadamente 30min


1ª Parte do Percurso na sua totalidade.


2ª ETAPA: Trafaria

É na Trafaria que vai atracar o Ferry e é aqui que vou dar início à segunda parte do passeio. Irei apanhar a Estrada Nacional que acompanha o Mar, passando pela famosa Costa da Caparica, Fonte da Telha e Meco.


Última Paragem e Destino: Cabo Espichel

Se aqui chegar, meio passeio está concluído... meio? sim, porque tem que se voltar.
Não há hora prevista de chegada ao Cabo Espichel, mas certamente que será perto da hora do almoço, um pouco antes. E claro, é lá que vamos almoçar, ou em algum parque de merendas na Estrada Nacional que vai na direcção de Sesimbra.


Este percurso demorará aproximadamente 1h e 30min, sem contar com o tempo que se irá perder a comprar bilhetes e na viagem de barco.


Total de Kilómetros: 65km, aproximadamente, só IDA
130km, aproximadamente, IDA E VOLTA.

Data: 23-FEV-2014
Hora: 8H30M Concentração - 9H partida

Obs: O site da Meteoreologia Portuguesa informou de que Fevereiro poderá ser um mês de mais chuva do que o costume, o qual poderá proporcionar a alteração da Data do 2º Passeio "Só Porque Sim".

PREÇOS E HORÁRIOS:







Vou dar mais um grande passeio, e quem quiser pode-se juntar tanto no início como pelo caminho.
Quem quiser juntar-se diga em comentário, ou ligue para o 912080533 ou envie um e-mail para o rrfcqueiroz@gmail.com para saber da vossa presença.
A quem quiser juntar-se ao passeio aconselho a ir com o depósito cheio, todavia irei passar em Bombas de Gasolina, onde caso seja necessário, será feita paragem.

Qualquer dúvida disponham.
A "XF-17 Alfacinha" está agora também em facebook.com/xf17alfacinha
Cumprimentos d'um Alfacinha.

5 de fevereiro de 2014

Ao acordar sabe tão bem

Quando acordamos, há quem vá ao ginásio, há quem vá à pastelaria tomar o pequeno-almoço, há quem vá fazer exercício físico, há quem faça limpezas e arrumações em casa, há quem faça de tudo.

Quem concorda que a melhor coisa não é acordar, meter o capacete e andar de mota, só porque sim, só porque nos sentimos livres? Eu pelo menos gosto e fico logo bem disposto para o resto do dia.


Assim foi a minha manhã de sábado.




Hei de ir passear até ao Cabo Espichel, quem se quer juntar?
Agora a XF-17 Alfacinha também pode ser vista no Facebook em: https://www.facebook.com/xf17alfacinha


Cumprimentos d'um Alfacinha





2 de fevereiro de 2014

Um passeio de Alfacinhas

A vontade de acordar cedo ao fim-de-semana não é muita mas se for para estar sobre duas rodas vale sempre a pena.
Deitar tarde e cedo erguer, se for para andar de mota é com prazer.


Eram 9h e Sol já brilhava em terras da Capital; Fui ter com um amigo ao café do Bairro onde a seguir ao Cafézinho arrancamos com destino ao Guincho, lá para os lados de Cascais e Sintra, aproximadamente.


Não poderia ter sido tão bom senão tivéssemos ido por uma Estrada Nacional que acompanha o Rio Tejo. Mais à frente parámos no Terreiro do Paço... não queria chegar a casa sem ter uma foto da minha menina na Entrada Principal da Capital.




E lá seguimos estrada fora novamente. Chegámos ao Guincho 10 minutos antes da hora prevista, portanto tudo estava a correr como planeado. Estivemos em repouso uns minutos, tirámos mais umas fotos e voltámos para traz.



Paragem obrigatória na famosa "Boca do Inferno", local bastante conhecido pela forma como a força do mar bate nas falésias, sentia-se o chão a tremer. Lá encontramos 2 jovens numa Sach vermelhinha e branca onde a conversa foi curta porque eles estavam de arranque. E a gente igual fez, seguimos com destino aos nossos cativeiros Alfacinhas, parando ainda por Cascais e Cais do Sodré.








Foram percorridos uns bons quilómetros, deu para matar a saudade que tinha d'andar de mota.



E assim foi... um bom e grande passeio. A este passeio chamei-lhe de "Só porque sim":
Os passeios "só porque sim", são passeios que são combinados, como o próprio nome indica: só porque sim! Só porque gostamos de motas, só porque temos prazer em andar em duas rodas. Não tem inscrições nem qualquer tipo de custo e que qualquer pessoa se pode juntar.
Andam rumores nuns grupos do facebook que em principio para a próxima se juntam a nós. Esperemos que sim.

Para terminar fica um Video que foi feito com imagens do passeio. Dá para ver a XF-17 ALFACINHA a deitar fumo pela Capital e arredores fora.



Cumprimentos d'um Alfacinha.

A minha zundapp

A minha zundapp
Mais uma que brilha nas ruas de Lisboa. Foi restaurada em Janeiro de 2014 em Caminha, no norte do país, para espalhar magia no centro da Capital.